A Microsoft está se preparando para lançar o Windows 11 versão 22H2, a primeira grande atualização do Windows 11 desde que foi lançada em 5 de outubro de 2021. Esta atualização vem com uma série de alterações, incluindo novos recursos, ajustes de design e melhorias nos sistemas existentes.
Se você está se perguntando se deve instalar a atualização 22H2 para o Windows 11, nosso conselho seria sim, mas há algumas coisas a serem lembradas antes de se apressar em fazê-lo.
CONFIRA TAMBÉM: Programas essenciais para instalar no computador em 2022
O que se trata Windows 11 versão 22H2?
O Windows 11 versão 22H2 é o que costuma ser chamado de atualização de recursos para o Windows 11. Você provavelmente notou que o Windows 11 recebe atualizações aproximadamente todos os meses, mas as atualizações de recursos são muito maiores.
Na verdade, eles incluem muitos novos recursos e alterações, e demoram um pouco mais para serem instalados e baixados. As atualizações de recursos para o Windows 11 são lançadas em uma cadência anual, e a versão 22H2 é a primeira ainda.
Quanto às mudanças reais existentes nesta atualização, há muitas. Potencialmente, o mais notável deles é a adição de abas no File Explorer, um recurso no qual a Microsoft vem trabalhando há anos.
CONFIRA TAMBÉM: Windows 11: Novo recurso de pesquisa no menu iniciar traz vários bugs, confira
Isso não é tudo, porém – esta atualização tem um Gerenciador de Tarefas redesenhado, traz de volta a capacidade de arrastar itens para aplicativos na barra de tarefas e permite personalizar o menu Iniciar de mais maneiras, inclusive criando e renomeando pastas.
O ponto é que há muitas mudanças boas nesta atualização, e é por isso que geralmente recomendamos instalá-la. Outra grande razão pela qual a atualização é uma boa ideia é estender o período de suporte para o seu PC.
Cada versão do Windows 11 recebe dois anos de suporte (três para SKUs Enterprise e Education), o que significa que você recebe atualizações de segurança todos os meses. Embora a versão original do Windows 11 tenha suporte por pelo menos mais um ano, a atualização para a atualização de recurso mais recente estenderá esse ciclo de suporte e, mesmo que você não atualize agora, eventualmente precisará fazê-lo.
CONFIRA TAMBÉM: Fim do suporte estendido do windows 8.1, confira o que fazer
Há riscos ou problemas em instalar?
Qualquer grande atualização de software às vezes pode trazer alguns bugs. A Microsoft testa essas atualizações por meses, tanto internamente quanto com membros do Programa Windows Insider, mas todas essas pessoas ainda são apenas um subconjunto de toda a população de PCs com Windows 11.
A Microsoft lança essas atualizações gradualmente para evitar problemas generalizados, e geralmente é uma boa ideia pelo menos estar preparado caso algo dê errado.
O Windows 11 tem um recurso de downgrade integrado que permite voltar para a versão anterior em 10 dias após a atualização, portanto, se você tiver algum problema, poderá resolvê-lo facilmente. Também é uma boa ideia fazer backup de seus dados em uma unidade externa ou em um serviço de armazenamento em nuvem antes de instalar uma atualização importante, caso você acabe precisando redefinir o PC.
Quem pode instalar o Windows 11 versão 22H2?
Atualmente (em junho de 2022), o Windows 11 versão 22H2 está disponível apenas para Windows Insiders, nos canais Beta e Release Preview. Isso significa que a atualização ainda está oficialmente em teste e, embora qualquer pessoa possa se tornar um Insider para experimentá-la agora, há mais riscos envolvidos.
Há uma chance maior de que algo dê errado se você optar por instalá-lo dessa maneira, e pode ser uma boa ideia aguardar o lançamento oficial se estiver preocupado em corrigir algum problema.
Assim que estiver oficialmente disponível, qualquer PC que execute o Windows 11 poderá atualizar para a versão 22H2. Você ainda precisará garantir que seu computador atenda aos requisitos mínimos do Windows 11, pois você pode ter uma experiência ruim se isso não acontecer.
Além disso, qualquer pessoa que tenha a versão original do Windows 11 poderá obter essa atualização gratuitamente, e esse é o caso da maioria dos melhores laptops disponíveis hoje.
É claro que, se você estiver tentando obtê-lo por meio do programa Windows Insider, há alguns riscos adicionais e talvez você queira aguardar a disponibilidade geral. No entanto, o canal Release Preview ainda deve ser bastante seguro e, se você for cuidadoso ao fazer backup de seus dados, sempre poderá voltar a um estado de funcionamento. Você pode optar por não receber compilações mais recentes para permanecer na versão estável assim que ela for lançada.
CONFIRA TAMBÉM: Como saber se seu HD ou SSD está com problemas através prompt de comand