O antecessor do Windows deixou mágoa até hoje para os fãs da Microsoft, que na época esperava um nosso sistema operacional todo reformulado e novos recursos que trazia pela primeira um sistema completo e moderno.
A Microsoft esperava um grande sucesso pela promessa de um sistema altamente mais seguro e muito veloz, o que acabou não acontecendo. Além disso, o software apresentava problemas de compatibilidade com alguns computadores, já que não conseguia rodar com eficiência por ser muito “pesado” e ter muitas exigências gráficas.
CONFIRA TAMBÉM: Programas essenciais para instalar no computador em 2022
Os detalhes por trás do fracasso
Em 2007 quando foi lançado o Windows Vista, os computadores ainda não era tão potentes como os eletrônicos hoje em dia, e isso foi o fator principal, mesmo a Microsoft falando que os computadores seriam compatíveis, mas isso não foi o caso.
Problemas com incompatibilidade de drivers, travamentos de telas, levou a Microsoft a tomar medidas rápidas, já que o novo sistema não estava satisfazendo em nada o seu público e por outro lado o Windows XP era muito bom.
CONFIRA TAMBÉM: Fim do suporte estendido do windows 8.1, confira o que fazer
Diante do colapso a Microsoft manteve o Windows Vista por 2 anos até 2009, com a chegada do seu sucessor o Windows 7. Agora com todos os problemas de drivers corrigidos e com o reaproveitamento do visual do Vista o Windows 7 foi o coelho da sorte para a Microsoft.
O famoso upgrade forçado
Quem é da época vai lembrar, após anúncio do Windows Vista a Microsoft decide interromper o suporte para o Windows XP, deixando ainda os usuários chateados, porém devido a repercussão a empresa decidiu estender por mais 6 meses o suporte a atualização do Windows XP.
Os principais problemas no Windows Vista que levaram seu fracasso:
UAC: a sigla para Controle de contas de usuários, foi uma boa iniciativa, porém nada saiu como planejado. Esse recurso tinha como objetivo noticiar os usuários sobre possíveis ameaças.
Porém quando um programa fazia alterações no sistema ou algo era executado, um aviso era exibido com um pedido de confirmação para a ação ser realizada. Se hoje isso seria chato, imagina para época!
Incompatibilidade de drivers: Esse sem dúvida foi o maior problema, mas a culpa não é toda da Microsoft, a maioria dos fabricantes nem sequer criaram driver com suporte ao Windows Vista e isso caiu sobre o sistema.
Windows XP era o melhor sistema: Mesmo o Windows Vista trazer uma nova interface e ser “mais moderno” o xodó ainda era o Windows XP, era leve, tinha uma enorme biblioteca de drivers e acima de tudo uma comunidade muito engajada para resolver os problemas.
Má gestão de recursos: Gerenciamento de CPU e RAM passava longe do Vista, o sistema como um novo recurso que evitaria a ociosidade do sistema era algo que sobrecarrega o sistema, se hoje o famoso por consumir memória RAM é o Chrome, quem dirá o Windows Vista!
E aí, chegou a usar o Windows? Será que a culpa foi totalmente da Microsoft por tentar rapidamente lançar sua versão a frente de seus concorrentes ou foi os fabricantes de hardware que mal deram suporte aos drivers para o Windows Vista?
CONFIRA TAMBÉM: Gerenciador de senhas: Descubra como salvar senhas de forma segura no Windows