Quer mais espaço no seu computador que tá rodando com Windows 11? Ative a compactação de arquivos e obtenha espaço extra neste guia completo.
Normalmente, quando você deseja reduzir o tamanho de um arquivo ou pasta no seu computador Windows, você o compacta, o que cria um arquivo ZIP, para compactá-lo. E quando você quiser usá-lo novamente, descompacte-o para descompactá-lo. Mas e se lhe dissermos que você pode compactar seus arquivos e pastas no Windows 11 para economizar espaço e usá-los sem a necessidade de descompactação?
CONFIRA TAMBÉM: Programas essenciais para instalar no computador em 2022
Você pode fazer isso por meio do recurso de compactação de arquivos do Windows 11. Mas o que é, e como habilitá-lo? Vamos descobrir.
Compactação de arquivos no Windows 11
A compactação de arquivos é um recurso do sistema de arquivos NTFS no Windows que remove a maioria dos dados redundantes de um arquivo, como caracteres repetidos em um arquivo de texto, para reduzir seu tamanho. E a beleza disso é que o algoritmo de compactação usado funciona sem perder nenhum dado crítico. Este processo é conhecido como compressão sem perdas.
Para que a compactação de arquivos funcione, você precisa formatar seu disco rígido para usar o sistema de arquivos NTFS.
CONFIRA TAMBÉM: Windows 11: Novo recurso de pesquisa no menu iniciar traz vários bugs, confira
Além disso, o Windows 11 faz a compactação de forma que os aplicativos que você instalou ainda exibirão os arquivos como descompactados (compactação transparente). Isso significa que os aplicativos podem acessar os dados nos arquivos e trabalhar com eles normalmente sem descompactá-los.
Tenha em mente que os arquivos e pastas compactados não serão compatíveis com outros sistemas de arquivos (somente NTFS). Isso significa que você não pode transferi-los para uma unidade usando os sistemas de arquivos FAT ou exFAT.
Como habilitar a compactação de arquivos em uma pasta no Windows 11
Para compactar uma pasta, siga as etapas abaixo:
1- Clique com o botão direito do mouse em uma pasta no Explorador de Arquivos e selecione Propriedades;
2- Na guia Geral , clique no botão Avançado;
3- Clique em OK e, em seguida, clique em OK novamente.
4- Uma caixa de diálogo aparecerá, solicitando que você confirme que deseja compactar a pasta. O Windows selecionará o botão radial para aplicar alterações a esta pasta, subpastas e arquivos por padrão. Basta clicar em OK , pois essa é a opção que queremos.
Agora, todos os arquivos ou pastas que você colocar nessa pasta compactada também serão compactados. Você também pode compactar um arquivo seguindo as etapas de 1 a 4 (nem sempre é necessário compactar uma pasta inteira).
Como ativar a compactação de arquivos em uma unidade inteira?
Em vez de compactar arquivos e pastas individuais, você pode compactar toda a unidade.
Para isso, siga os passos abaixo:
1- Clique com o botão direito do mouse em uma unidade em Este PC e selecione Propriedades .
2- Na guia Geral , marque a caixa Compactar esta unidade para economizar espaço em disco.
3- Clique em OK .
4- Você verá outra caixa de diálogo solicitando que você confirme sua ação. A opção de compactar a unidade e todo o seu conteúdo será selecionada por padrão, e você deve apenas clicar em OK.
A unidade, incluindo seus arquivos, pastas e subpastas, agora está compactada. Além disso, todos os arquivos e pastas que você colocar nesse disco rígido também serão compactados.
CONFIRA TAMBÉM: Fim do suporte estendido do windows 8.1, confira o que fazer
Economize espaço ativando a compactação de arquivos no Windows 11
Com a compactação de arquivos habilitada, você pode economizar uma quantidade considerável de espaço em seu computador Windows 11. Dessa forma, você não precisa usar arquivos ZIP ou ferramentas de compactação de terceiros.
Use esse recurso para reduzir o tamanho de arquivos e pastas sempre que tiver pouco espaço e não tiver um dispositivo de armazenamento externo à disposição.
CONFIRA TAMBÉM: Gerenciador de senhas: Descubra como salvar senhas de forma segura no Windows