Os usuários na Rússia não podem mais baixar ISOs do Windows 10 e Windows 11 ou ferramentas de instalação da Microsoft, o motivo para o bloqueio ainda é desconhecido pela empresa.
A agência de notícias russa TASS relatou esse problema pela primeira vez no fim de semana, e a notícia se espalhou rapidamente noTwitter.
Saída de grandes empresas Big tech da Rússia
Várias marcas começaram a se retirar da Rússia após o país invadir a Ucrânia. Grandes empresas de tecnologia como o Google pediram falência na Rússia devido às circunstâncias. No entanto, o Google continuou seus serviços, pois muitos russos confiam neles.
Os usuários na Rússia não podem baixar cópias de qualquer sistema operacional (Windows 10 e 11) dos servidores oficiais da Microsoft. No entanto, fazer o download por uma VPN definindo o endereço IP fora da Rússia torna isso possível.
Por que a Microsoft bloqueou os usuários de baixar o Windows 10 e 11?
De acordo com BleepingComputer , no fim de semana, a agência de notícias russa TASS deu a notícia inicial desta edição. Rapidamente começou a ganhar muita força no Twitter. Os usuários russos estão recebendo o aviso “404 – Arquivo ou diretório não encontrado” ao tentar baixar o Windows 10 Update Assistant.
O mesmo vale para a ferramenta de criação de mídia do Windows 10 e o assistente de instalação do Windows 11. Os usuários também recebem a mensagem de erro “Ocorreu um problema com sua solicitação” ao tentar baixar ISOs do Windows 10 e Windows 11.
Embora ainda seja possível baixar a ferramenta de criação de mídia do Windows 11, mas executá-la gera um erro 0x80072F8F-0x20000. Ele diz “Por algum motivo desconhecido, esta ferramenta não foi executada no seu computador”.
A empresa tomou uma decisão antecipada no conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Eles suspenderam as vendas na Rússia e deram milhões em ajuda humanitária à Ucrânia, além de dobrar todas as doações feitas por funcionários da Microsoft.
Os relatórios iniciais sobre falha no download foram trazidos por especialistas em TI desde que a TASS relatou os problemas na manhã de domingo. Embora a Microsoft não tenha reconhecido se o incidente é um erro ou causado propositalmente; a empresa foi aberta sobre seus esforços contínuos para restringir as forças russas na Ucrânia desde o início da crise.